Proibir uso de celular em sala de aula melhora desempenho de alunos

Bons exemplos devem ser copiados. Uma pesquisa realizada na Inglaterra, e divulgada mês passado, aponta que alunos de escolas que aboliram o uso de celulares em sala de aula registraram uma melhora de até 6% em suas notas. O estudo mostra que estudantes na faixa etária de 16 anos tiveram desempenho correspondente à uma hora a mais de estudos na escola, por semana, o equivalente a cinco dias por ano. A pesquisa foi iniciada em 2001, quando o uso dos aparelhos ainda não era proibido, pois foi a partir de 2007 que as instituições começaram a adotar a medida, hoje em vigor em 98% das escolas inglesas.

Seguindo o exemplo inglês, protocolei junto à Câmara Municipal de Vitória (CMV) projeto de lei que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula nas escolas de Vitória. A medida deve atingir cerca de 150 mil estudantes das redes municipal e particular de ensino da capital. A matéria foi aprovada na Comissão de Justiça e está tramitando na Comissão de Educação e deve ser votada no plenário da Câmara em, no máximo, 10 dias.

Apresentei o projeto atendendo pedido de professores e pais que se mostraram preocupados com o baixo rendimento de alguns estudantes. Conversas paralelas e brincadeiras são os vilões da queda do rendimento escolar, mas um dos fatores principais apontados pelos professores foi o uso de aparelhos eletrônicos como os celulares com fone de ouvidos, MP3 e MP4, caixinhas de som entre outros.

Diante disso, precisamos adotar algumas mudanças para educar o uso dessas tecnologias. Especialistas já comprovaram que os aparelhos eletrônicos em sala de aula são um convite à distração, durante as aulas, e muitas vezes prejudicam o aprendizado. Vale ressaltar que não sou contra o uso de novas tecnologias, muito pelo contrário, acredito que elas devem servir como ferramentas para melhorar o ensino-aprendizagem. No entanto, acredito que regulamentar o uso desses aparelhos vai ajudar e muito no rendimento escolar dos alunos de Vitória, a exemplo do que está acontecendo nas escolas inglesas.

 

Data de Publicação: segunda-feira, 29 de junho de 2015

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